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Descubra os 4 passos simples Para Criar Seu Negócio Online

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Público Alvo: Descubra como definir o seu em apenas 6 passos

Público Alvo: Descubra como definir o seu em apenas 6 passos

Se você trabalha produzindo conteúdo e suas publicações não estão tendo o resultado que você gostaria, muito provavelmente você não está se comunicando com o público alvo correto.

Um dos passos fundamentais para ter sucesso no marketing digital é conhecer seu público alvo, caso contrário o fracasso é quase que inevitável.

Algumas pessoas confundem muito público alvo com persona ou avatar.

Persona e avatar são a mesma coisa, mas público alvo é diferente.

Fique comigo até o final deste artigo para você descobrir a diferença entre eles.

Público Alvo

PÚBLICO ALVO: Descubra o que é, quem são e como definir o seu.

O que é Público Alvo?

O público alvo é parte de um grupo de pessoas reais que costumam consumir um produto ou serviço de um determinado mercado.

São pessoas que tem interesse no que você tem a oferecer, seja um e-book, um vídeo ou até mesmo um produto físico.

A definição correta do seu público-alvo contém muitas informações relevantes sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes para definir o perfil do público-alvo.

Diferença do Público Alvo e Persona.

A maioria esmagadora das pessoas confundem muito público alvo com persona, a diferença entre eles pode até ser pequena, mas tem diferença sim.

Definir seu público alvo na etapa inicial vai ter ajudar muito na criação no seu negócio online, já conhecer a sua persona te ajuda a criar campanhas e uma comunicação mais assertiva.

Público Alvo

Público alvo ou mercado alvo, é um grupo de pessoas que têm o mesmo perfil ou pelo menos semelhante com o perfil de consumidores ou clientes.

É para este grupo de pessoas que você deve direcionar seus esforços em campanhas de anúncios ou comunicação direta.

As informações que geralmente são usadas para definir seu público alvo são:

  • Idade
  • Sexo
  • Formação educacional
  • Poder aquisitivo
  • Classe social
  • Localização
  • Hábitos de consumo

Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 30 e 50 anos, residentes no Ceará, com formação superior, classe B/C, renda entre R$ 3000 e R$ 5000, apaixonadas por moda e decoração.

Iniciar seu negócio sem conhecer seu público alvo, no longo prazo isso pode te trazer muito prejuízo com esforços sem nenhum retorno.

Para você poder entender melhor vou te dar um exemplo bem simples: Você tem uma empresa de brinquedos educativos. O seu público-alvo, portanto, podem ser crianças, mães, pedagogas ou professoras.

Público Alvo

Ou você pode ter uma empresa de motocicletas. Com certamente seu público não será pessoas com menos de 18 anos, concorda? Tudo isso deve ser levado em consideração para definir estrategicamente seu público-alvo.

Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas nas esperança alcançar um maior número de pessoas para aumentar suas vendas, é mais fácil que tenha prejuízo.

Já foi comprovado que, traz muito mais resultado segmentar e direcionar os conteúdos e ações que você produz para um público específico do que para vários.

Pessoa

Diferente do público alvo, a persona é o tipo de perfil fictício do seu comprador ideal.

Ela tem as características dos seus clientes reais baseado na pesquisa do público.

A persona leva uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo, pois envolve:

  • Características pessoais
  • Poder aquisitivo
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Engajamento nas redes
  • Informações profissionais

Exemplo de persona: Carla, 22 anos, tem um blog. Mora na cidade Fortaleza, no Ceará. Formada em Direito, tem um blog e posta tutoriais de maquiagem, dicas de decoração e moda. Sempre acompanha eventos de moda da região e participa de encontros com outras pessoas do segmento. É digital influencer e se preocupa muito com o que as pessoas veem nas suas redes sociais. Nas horas vagas gosta de praticar corrida e frequentar academia.

Se eu tiver que resumir a diferença entre público alvo e persona eu diria que persona tem uma definição muito mais específica e o público alvo é mais generalizado.

A Importância de acertar na escolha do seu Público alvo

Acredito que você já deva ter uma noção de como é importante escolher o público alvo certo logo de início no seu negócio.

Além de evitar gastos desnecessários com um público que não irá te dar atenção, você conseguirá ter um bom engajamento com seu público, ganhar autoridade mais rápido e o mais importante, converter pessoas em clientes.

Quando você sabe qual é seu público alvo, você pode se comunicar muito mais facilmente com ele usando a linguagem correta evitando ruídos ou falha na transmissão da sua mensagem.

Público Alvo

Veja agora alguns benefícios que você terá ao definir corretamente seu público alvo:

Foco direcionado na sua audiência

Traçando o público alvo correto você conseguirá se comunicar com muito mais facilidade com seu público através do seu conteúdo.

Entenda que seu público alvo precisa se sentir compreendido, mesmo que ele não saiba disso.

Não queira abraçar o mundo com as pernas para tentar atingir todos os públicos,fazendo isso você causará o efeito contrário e acabará prejudicando a saúde do seu negócio.

Planejamento mais assertivo

Quando você tem a definição correta do seu público alvo, fica bem mais fácil para você trabalhar em cima da estrutura correta e acertar em cheio o seu público.

Pensará nas melhores estratégias saberá onde seu público está de fato.

Exemplo: Conhecendo seu público alvo correto você saberá que 90% dele está presente no facebook, então porque perder tempo com as outras redes sociais?

Saberá o que ele está procurando, quais as suas maiores dúvidas e medos e poderá usar tudo isso a seu favor nas suas estratégias.

Conteúdos personalizados para seu público alvo

Público Alvo

Entenda uma coisa, não adianta nada você criar conteúdos e manter seus canais atualizados com informações e novidades se não for atrativo para seu público alvo.

Criar conteúdo qualquer pessoa pode fazer, a questão a fazer isso de maneira diferenciada para chamar a atenção do seu público.

Por exemplo, quando você faz uma busca no Google para comprar um teclado de computador, mostra muitas ofertas de sites de compra.

Logo na sequência aparecem também muitas publicações de sites e blogs falando sobre esse assunto.

Ou seja, sobre esse assunto ou qualquer outro que você imaginar a internet vai ter aos montes.

O segredo está em fazer um conteúdo relevante, interessante e que seja voltado para o seu público. Isso sim irá gerar resultados!

COMO DEFINIR SEU PÚBLICO ALVO?

Agora que você chegou até aqui, deve estar pronto para começar a criar seu público alvo e começar a entendê-lo.

Não tem forma melhor de criar seu público fazendo perguntas inteligentes.

Perguntas para refletir nos problemas que seu produto ou serviço vai resolver para seus clientes.

E para isso, eu separei 6 perguntas que vão te ajudar a encontrar seu público e fazer você se comunicar melhor com ele.

Vamos as perguntas:

1 – Quem são eles?

Quando você pensar quem pode ser seu público alvo, leve em consideração a quem seu produto irá ajudar.

Um boa maneira de descobrir isso de início, é observar as pessoas que curtem, compartilham, comentam as suas publicações no facebook, instagram ou em outras redes sociais.

Não deixe de conferir um artigo com dicas para ganhar mais seguidores no Instagram.

As pessoas gostam de se sentirem valorizadas e mais ainda, gostam de saber que estão sendo ouvidas, e você fazendo isso com certeza sua taxa de conversão irá aumentar.

Apesar de hoje toda comunicação ser muito rápida as pessoas, mesmo distantes e elas preferem um relacionamento mais pessoal, então procure se relacionar com sua audiência sempre que você puder.

Um outro ponto a ser observado são as pessoas que curtem sua página e se cadastram na sua lista de email também podem ser consideradas seu público alvo.

E um detalhe importante, verifique de tempos em tempos como está seu público fazendo uma rápida pesquisa para você se manter atualizado sobre o interesse dele.

2 – Descubra suas maiores dificuldades, problemas ou desejos.

O que funciona para você pode não dar certo para seu público.

Entenda que você não pode se basear no que você acha interessante para ele e sim o que ele realmente precisa ou deseja.

Pense nos maiores problemas e dificuldades que ele enfrentar. Nas coisas que ele mais deseja e no quê o impede de alcançar.

Não faça suas ofertas e campanhas baseadas no velho achismo e sim, de acordo com pesquisas embasadas e estratégias que já deram certo no passado.

A partir daí faça uma análise dos seus potenciais clientes.

Descubra quais são os maiores problemas e ajude-os a resolver.

3 – Encontre as fontes de informações que eles buscam diariamente.

Todas as pessoas necessitam de informações assim como eu e você.

E todos os dias somos bombardeados com informações nos canais que seguimos, agora, não sei você, mas quando eu preciso de informação tenho minhas fontes de pesquisa.

Procure os canais de comunicação que mais se adequa a seu público alvo e utilize uma linguagem mais particular, que seja do universo deles, você entende?

O uso da linguagem certa vai tornar sua comunicação mais eficiente e aumentar o desejo do seu público em te conhecer melhor.

4 – Qual o benefício do seu produto?

Todo mundo quer soluções para seus problemas e tornar suas vidas mais fáceis. Isso é um desejo coletivo e para seu público-alvo não é diferente.

Pense um pouco sobre seu produto e no problema do seu público-alvo. Qual benefício seu produto ou serviço oferece? O que ele pode fazer para resolver esse problema? Qual a principal proposta de valor dele?

Em meio a tanta concorrência você deve tentar encontrar o seu diferencial no nicho e sempre tentar melhorar seu produto oferecendo algo a mais que os outros não oferecem.

5 – O Que Chama a Atenção Deles Negativamente?

Ser otimista ajuda muito, mas pensar pelo lado negativo também pode ajudar, principalmente quando falamos no público-alvo.

Melhor do que saber o que seu público quer você pode pensar no que ele definitivamente não quer, o que considera ruim, negativo e do que ele foge.

Se você tiver essas informações poderosas em mãos você pode ter mais chances de cativar seus potenciais clientes.

Evitar fazer o que eles consideram como pontos negativos já é o primeiro passo para conquistar a simpatia deles. Depois, basta trabalhar outras estratégias para fazer um marketing eficiente.

6 – Em Quem Eles Confiam?

A confiança é tudo para o público-alvo. Ninguém compra ou adquire um produto ou serviço de uma empresa que não confia ou não conhece.

Essa é a última das perguntas para definir público-alvo, mas uma das mais importantes.

Por isso que a reputação da sua empresa é tão importante. Cuidar do relacionamento com os seus clientes é essencial, pois eles irão espalhar informações da sua marca pela internet e mundo afora.

Se você for bem avaliado, tiver bons comentários e reputação isso servirá de base para potenciais clientes se sentirem motivados a comprar com você.

Saiba que eles confiam muito mais nas experiências de antigos clientes do que sua empresa fala sobre si mesma.

Alguns exemplos de Público-Alvo

Confira alguns exemplos e tipos de público-alvo diferentes para entender melhor como eles podem ser diferentes de acordo com seus objetivos:

Exemplo 1

Empresa: Loja de decoração de casamentos.

Público-alvo: mulheres de classe média alta, com nível superior completo, que moram no Rio de Janeiro, entre 28 e 35 anos que estão planejando seu casamento.

Elas acompanham blogs sobre beleza, moda e decoração de interiores no Facebook e Instagram.

Exemplo 2

Empresa: E-commerce de camisas de futebol.

Público-alvo: homens de classe média, com fundamental e superior completo, que moram no Paraná, com idade entre 15 a 35 anos.

Acompanham os jogos do seu time nos estádios, leem notícias dos times de futebol em sites especializados e acompanham novidades no Facebook e Twitter.

Exemplo 3

Empresa: Clínica de urologia

Público-alvo: homens de classe média alta, pós-graduados, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 a 60 anos e que enfrentam problemas de impotência sexual, câncer de próstata, dentre outros e procuram melhorar sua qualidade de vida.

Acompanham notícias sobre o assunto em portais segmentados e no Facebook. Integram grupos no FB para trocar experiências com outros pacientes que compartilham do mesmo problema.

Exemplo 4

Empresa: Revendedora de produtos naturais.

Público-alvo: Mulheres de classe média, com superior completo ou cursando, que vivem em Santa Catarina, com idade entre 20 a 35 anos e que se preocupam com a saúde, estética e meio ambiente.

Acompanham Twitter, Instagram e Facebook.

Exemplo 5

Empresa: Restaurante de comida italiana.

Público-alvo: Mulheres e homens de classe média alta, com superior completo, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 e 40 anos que são apaixonadas por gastronomia.

Seguem sites e portais de receitas, acompanham Facebook e Instagram de restaurantes e grandes chefs de cozinha.

Exemplo 6

Empresa: Agência de viagens.

Público-alvo: Mulheres e homens aposentados, de classe média, acima de 60 anos que vivem no Brasil e procuram por ofertas de pacotes de viagens nacionais e internacionais.

Acompanham revistas segmentadas, sites e Facebook.

Exemplo 7

Empresa: Aplicativo de relacionamento.

Público-alvo: Homens e mulheres de classe baixa e média, que vivem no Brasil, na faixa dos 18 a 30 anos que procuram por relacionamentos afetivos.

São ativos nas redes sociais e usam o app para conhecer novas pessoas e ampliar seu círculo social.

Exemplo 8

Empresa: Loja de eletrodomésticos.

Público-alvo: Mulheres de classe média baixa, que vivem no Ceará, na faixa dos 30 a 50 anos e procuram por eletrodomésticos e equipamentos para casa em promoção ou com bons preços.

Acompanham Facebook.

Espero que esse artigo tenha te ajudado!

Escreva aqui nos comentários o que você achou deste artigo e deixe sua sugestão de assuntos que você gostaria de ver por aqui.

Meu trabalho é trazer para você um conteúdo relevante e de qualidade.

Um forte abraço e fica com DEUS!

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