Funil de vendas

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já passou por um funil de vendas e nem sequer percebeu.

Isso porque o funil de vendas é uma estratégia de marketing muito poderosa e é usada a muitos anos, pra ser exato, 1898 foi a primeira vez que essa estratégia foi usada.

Proposta por Elias St. Elmo Lewis, um publicitário americano que decidiu mapear as principais etapas do processo de vendas usando um método muito usado até hoje, o método A.I.D.A.

No decorrer desse artigo vou te explicar detalhadamente o que significa o método AIDA, mas primeiro você precisa entender o que é um funil de vendas e como essa estratégia vai fazer chover vendas pra você.

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é um estágio que representa a jornada de consciência de compra do cliente, iniciando no momento em que ele identifica um problema a ser resolvido até o momento que ele decide comprar um produto ou serviço para solução do problema. 

O funil de vendas é composto por 3 etapas e cada uma delas tem seu objetivo e ação a ser definido.

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As etapas do funil:

  • Topo de funil; 
  • Meio de funil;
  • Fundo de funil.

Quando uma pessoa entra em um funil de vendas, geralmente ela passa por todas as etapas do funil, e ela pode ou não comprar seu produto ou serviço.

Justamente por essa razão é muito importante uma grande quantidade de pessoas entrarem no seu funil de vendas para que, aquelas pessoas que passarem por todas as etapas do funil, possam comprar ou não o seu produto ou serviço.

Isso mesmo, por algum motivo algumas pessoas vão ficar pelo meio do seu funil de vendas e não vão concluir a jornada de compra, muitas vão concluir e algumas vão comprar, isso é perfeitamente normal.

Entendeu porquê é tão importante atrair muitas pessoas para dentro do seu funil de vendas?

Então vamos dar continuidade porque agora quero te mostrar as características e cada camada do funil de vendas.

Etapas do funil de vendas

Topo do funil

Funil de vendas

Sendo a parte mais larga do funil de vendas ele tem o objetivo de atrair o maior número de pessoas para dentro do funil e é aqui que o cliente percebe que tem um problema e precisa ser resolvido.

Lembra do método A.I.D.A que te falei no início deste artigo?

Pois bem, uma das estratégias para atrair pessoas para dentro do seu funil de vendas é justamente esse método. 

Essas siglas significam:

A = Atenção: Quando a pessoa  passa a conhecer seu produto, serviço ou marca;

I = Interesse: O consumidor começa a considerar a relevância da sua oferta para ele;

D = Desejo: Neste ponto você vai gerar um grande desejo no seu cliente para ele adquirir seu produto ou serviço;

A = Ação: Aqui é a hora da verdade, o momento em que se efetiva a venda e a experiência envolvida;

Ou seja, é preciso atrair pessoas para dentro do funil e gerar nelas o interesse, um desejo e fazer com que elas tomem a ação de comprar o produto. 

Quando uma pessoa chega no topo do seu funil de vendas ela poderá ter ou não a consciência de um problema ou oportunidade de negócio.

Jogar pessoas no topo do funil de vendas

Para levar pessoas para o topo do seu funil de vendas existem diversas formas, mas basicamente você precisa gerar tráfego para seu funil.

Existem praticamente duas maneiras de gerar tráfego para seu funil de vendas, e são elas: Tráfego pago;

Tráfego orgânico.

Explicando rapidamente, o tráfego pago é quando você investe dinheiro nas plataformas de anúncios pra levar pessoas para seu site ou funil de vendas.

As mais famosas são:

Isso mesmo, as redes sociais são uma grande fonte de tráfego. Imagina quantas pessoas por dia acessam o Instagram e o Facebook, isso fora as outras redes sociais.

Já o tráfego orgânico é quando você não tem nenhum custo financeiro para gerar esse tráfego, mas sim o seu tempo na geração de conteúdo. 

E esse conteúdo tem que ter relação com o nicho que você escolheu para atuar e pode ser divulgado num blog, perfil no Instagram, página no Facebook e por aí vai.

Isso que você está lendo aqui e agora é um tipo de conteúdo no meu blog que eu criei para educar minha audiência.

E tudo isso, eu aprendi no treinamento Formula Negocio Online. O melhor e mais completo treinamento para quem quer viver de vendas na internet, ser um top afiliado, ou mesmo construir um negócio online do absoluto zero. 

Vou deixar o link aqui pra você conhecer melhor.

Agora vamos para a próxima etapa do funil de vendas.

Meio de funil

O meio de funil é a segunda etapa da jornada de consciência de compra do cliente.

Aqui o seu potencial cliente pode ser ou não o seu lead.

E o que é um lead?

Lead é um termo usado no marketing para descrever o início do interesse de um possível cliente num determinado produto e muitas pessoas confundem o lead com o prospect.

O prospect nada mais é que um potencial cliente com um desejo em seu produto.

O lead é uma pessoa que forneceu suas informações de contato como email, whatsapp, entrou no seu grupo do telegram, enfim, a pessoa fornece algum contato em troca de uma recompensa digital, também conhecido como isca digital.

Nessa etapa do funil a pessoa já sabe que tem um problema e algumas vezes conhece até mesmo a solução do seu problema, mas continua fazendo suas pesquisas para ter certeza da solução.

Nesta etapa do funil de vendas é muito importante nutrir seu lead com informações que sejam relevantes para eliminar as principais dúvidas sobre o seu mercado e o seu produto. 

Você faz isso construindo um bom relacionamento com sua audiência entregando conteúdos que o ajudam de verdade e assim você vai aumentando o interesse e o desejo do seu lead em seu produto ou serviço.

Para te ajudar a ter esse bom relacionamento com seu lead, existem diversas ferramentas e automações que irão nutrir o seu lead.

Utilize estratégias e ferramentas como:

  • Redes sociais;
  • Whatsapp;
  • Telegram;
  • Marketing de conteúdo;
  • Ferramentas de email marketing;

Nutrir um lead com informações relevantes é um dos melhores caminhos para chegar até a última etapa do funil de vendas.

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Fundo de funil

Nesta etapa final do funil de vendas, é o momento que você deve apresentar o seu produto ou serviço como solução indispensável para o problema do seu cliente.

Mostre as transformações que seu cliente terá ao adquirir seu produto ou serviço, fazendo uma abordagem mais direta, se for preciso tire todas as possíveis dúvidas sobre o produto ou serviço.

Invista em técnicas de persuasão que convença seu cliente a efetuar a compra, use gatilhos mentais para conduzi-lo a tomar a ação que você espera, ou seja, a compra.

Nesta etapa seu cliente já tem consciência do produto ou serviço que você está oferecendo e considera comprá-lo ou não.

Por isso é importante acompanhar todo o processo do funil de vendas.

Quando as pessoas que passarem por todas as etapas do seu funil e comprarem elas serão seus clientes. Daí a importância de se manter um bom relacionamento com essas pessoas.

E sabe porque?

Por que mais importante que vender é o atendimento pós venda, tirando dúvidas e solucionando eventuais problemas que seu cliente venha a ter.

Continue trabalhando sua base de cliente gerando conteúdos para que você possa vender outros produtos para o mesmo cliente que comprou de você pela primeira vez.

Conclusão

O funil de vendas é extremamente importante para quem trabalha com marketing, com ele fica muito mais fácil compreender e entender o seu potencial cliente.

Quando você entende as reais necessidades do seu cliente o fundo do seu funil fica muito mais assertivo quando for oferecer o produto ou serviço.

Além disso, ao compreender o funil, você poderá pensar em maneiras de passar os leads por todas as fases, até que se tornem seus clientes. 

Então é isso, espero que eu tenha te ajudado e se você ainda tiver alguma dúvida pode me chamar nas minhas redes sociais que estão logo aqui acima deste artigo ou logo mais abaixo, será um grande prazer responder as suas dúvidas.

Um forte abraço e fique com Deus.

Até a próxima.

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