O que é tráfego pago

Umas das maiores dúvidas para quem está iniciando no marketing digital é saber o que é tráfego pago.

E para você entender da melhor forma possível quero te explicar o conceito por trás do tráfego.

O tráfego significa levar pessoas para um site, uma página de captura ou até mesmo uma página de vendas.

Existem duas maneiras efetivas e que realmente dão muito resultado para atrair pessoas para seu site ou negócio que são o tráfego pago e o tráfego orgânico.

Tráfego orgânico significa levar pessoas para um determinado site sem precisar investir uma quantidade de dinheiro.

E neste artigo vou te contar tudo o que você precisa saber para investir em tráfego pago e evitar que você desperdice seu dinheiro.

Leia este artigo até o final e conheça 5 dicas de ouro para ter uma melhor performance com tráfego pago.

O que é tráfego pago

O que é tráfego pago?

Como te falei antes, o tráfego é levar pessoas para um site e tem duas maneiras de fazer isso, e uma delas é o tráfego pago.

Tráfego pago é você investir dinheiro nas plataformas de anúncio para levar pessoas para o seu site ou qualquer outra página que você desejar.

O tráfego pago é muito importante para sua estratégia de marketing digital, por que ele acelera o seu retorno, quando aplicado da maneira correta.

Agora eu gostaria que você imaginasse por um momento a seguinte situação hipotética, e talvez essa seja a realidade.

Imagine que você acabou de construir seu site com o que há de mais moderno em segurança, uma aparência impecável, alta velocidade de carregamento para os visitantes, excelente conteúdo, todas as técnicas de conversão para suas vendas e tudo mais.

Mas seu site não está recebendo visitantes e você fica sem saber o que fazer. Claro que você pode trabalhar SEO para levar pessoas com o tráfego orgânico, mas isso leva tempo e muito mais esforço.

E é aí que entra o investimento em tráfego para seu site, por ele é indispensável para sua estratégia de vendas na internet.

Esse investimento em tráfego pode ser feito por meio das plataformas de anúncio como Google ads, Facebook ads, Taboola e várias outras.

Continue a leitura e vou te mostrar as maiores e melhores plataformas de anúncio da internet.

Por que investir em tráfego pago?

Caso você ainda não tenha se convencido de que é importante investir em tráfego pago, saiba que para ganhar dinheiro na internet, quanto mais você investe em tráfego de forma inteligente, mais resultados você terá.

Cada vez mais o alcance do tráfego orgânico vem diminuindo e isso é normal pela quantidade de sites que são criados todos os dias

Muitas pessoas cometem o erro de achar que apenas o tráfego orgânico basta, e na verdade não é bem assim, uma estratégia completa a outra.

Se você está iniciando um negócio na internet é totalmente válido você investir em tráfego orgânico, é muito melhor do que esperar a oportunidade perfeita para construir um negócio online.

Veja agora as vantagens em investir em tráfego pago:

  • Aumenta a visibilidade rapidamente;
  • Divulgar algumas ações;
  • Melhora o ranking nas pesquisas Google;
  • Aumenta as conversões e vendas;
  • Segmentar um público comprador;
  • E muitas outras.

Pra falar a verdade, a única desvantagem em investir seu dinheiro em tráfego é que quando termina o valor investido, seu site para de receber essas visitas e continua a receber apenas o tráfego orgânico.

Como funciona o tráfego pago

Para que você entenda melhor como funciona o tráfego pago vamos precisar entrar na parte técnica do assunto.

Existem dois métodos para você fazer investimento em tráfego pago e começar a ter ver seus resultados decolarem:

  • CPC (Custo por clique)
  • CPM (Custo por mil impressões)

O tipo Custo por clique, você paga cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, ou seja se não clicarem você não paga, mas isso quer também pode dizer que seu anúncio não está bom.

O objetivo do tipo de anúncio CPC é gerar cliques e assim levar pessoas para seu site ou oferta.

Já o outro tipo de anúncio o CPM você paga cada vez que seu anúncio for mostrado mil vezes para as pessoas.

Seu objetivo é gerar maior visibilidade para seu site, o que é muito recomendado para quem está iniciando um negócio online do zero.

Para onde você deve enviar as pessoas usando o tráfego pago?

O que é tráfego pago - destino

A maioria das pessoas que começam um negócio online cometem o erro de investir em tráfego pago e envia as pessoas para a página principal, ou seja, a página home.

O mais recomendado é que seja enviado para uma página de captura onde você poderá se relacionar com aquela pessoa e começar a trabalhar a venda, ou enviar direto para a página de venda do seu produto.

É muito importante ter um objetivo muito claro quando você investir em tráfego pago para não queimar seu dinheiro nas plataformas de anúncio.

Pra eu me especializar em tráfego pago, estudei o treinamento Método Turbo Tráfego.

É o único treinamento do mercado que ensina estratégias atualizadas, o que está funcionando de verdade para vender na internet.

Neste treinamento você vai aprender:

  • Criar Anúncios que Vendem de Verdade;
  • Como Usar as Principais Ferramentas de Forma Simples e Prática;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads;
  • E muito mais…

Se você quiser conhecer o treinamento, clique aqui.

Aqui no blog eu fiz um artigo explicando em detalhes tudo sobre o Método Turbo Tráfego clique aqui e saiba mais.

7 plataformas para você começar a fazer tráfego pago

Existem diversas plataformas de anúncios para aumentar o tráfego do seu site, mas para te ajudar vou te mostrar as 7 principais.

1. Google ads

Google Ads

Como o próprio nome já diz o Google ads é a plataforma de anúncios da gigante Google.

Uma das melhores vantagens de anunciar no Google Ads é conseguir fazer segmentação do público que você quer atingir.

Fazendo a segmentação você pode exibir seus anúncios para pessoas de determinada localidade, faixa etária, interesse, entre várias outras possibilidades.

Você consegue ter um tráfego altamente qualificado

Outra das muitas opções do Google ads é poder fazer testes A/B, assim você consegue saber qual anúncio tem o melhor desempenho.

2. Facebook Ads

O que é tráfego pago - Facebok ads

O Facebook ads é a plataforma de anúncios do Grupo Meta de Mark Zuckerberg, que engloba o Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger .

E é exatamente por isso que você consegue publicar anúncios em todas essas redes sociais, com exceção do Whatsapp, pois não é exibido nenhum anúncio no mensageiro.

Segundo pesquisas, estima-se que cerca de 2,47 bilhões de pessoas estão todos os dias no Facebook e Instagram conta com 1.2 bilhões de usuários, sendo que 500 milhões acessam todos os dias seus perfis.

Por isso é tão interessante anunciar nesta plataforma para trazer clientes para o site do seu negócio e aumentar sua visibilidade de marca.

Também é possível fazer uma segmentação detalhada do público que deseja alcançar com seus anúncios.

3. Instagram Ads

O que é tráfego pago - Instagram ads

Se a sua pergunta é como fazer tráfego pago no Instagram, a resposta é Instagram Ads.

Uma ferramenta que permite criar anúncios somente dentro do Instagram, seja em fotos, vídeos, feed ou até mesmo Stories.

4. YouTube Ads

O que é tráfego pago - Youtube Ads

Como o nome já está dizendo, YouTube Ads é a plataforma de anúncios do YouTube.

Essa plataforma é específica para o YouTube e possibilita a criação e veiculação de anúncios dentro da rede social, dentro dos próprios vídeos ou como sugestão.

É ideal caso seu negócio seja no formato de vídeos, podendo atrair e encantar facilmente seu público, tendo em conta a alta procura por vídeos que apresentem soluções de problemas.

5. LinkedIn Ads

O que é tráfego pago - LinkedIn ads

O linkedin ads é uma ótima alternativa para gerar tráfego pago para seu site, desde que seu público esteja lá.

Por isso é tão importante conhecer sua persona, isso ajuda muito na hora de definir sua estratégia de tráfego pago.

Essa rede social é excelente para quem trabalha com um negócio em que o público-alvo são as empresas.

Nessa plataforma de anúncios, você pode segmentar seu público por função, tamanho da empresa, experiência na função, indústria, tamanho de empresa e muito mais.

6. Taboola

O que é tráfego pago - Taboola

Diferente das plataformas anteriores, na Taboola você faz anúncios através dos portais de notícias, onde os visitantes desses portais clicam no anúncio inserido nos artigos de notícia.

Seu anúncio é publicado como sugestão de leitura para o usuário, de acordo com o tema de interesse do leitor.

Por exemplo, se ele está lendo uma notícia sobre finanças, e o seu anúncio for sobre o mesmo assunto, o Taboola irá exibir seu anúncio durante a leitura, sem que o leitor perceba que é um anúncio.

7. Bing Ads

O que é tráfego pago - Bing ads

Apesar de não ser tão usado quanto o Google, o Bing é o segundo site de busca mais popular do mundo.

As funcionalidades do Bing Ads são bem parecidas com as do Google Ads.

A plataforma foi criada através de uma parceria entre Microsoft e Yahoo para competir diretamente com o Google Ads.

Se você aprender a usar um, com certeza, não terá dificuldade em criar anúncios no outro.

5 dicas para aumentar o desempenho do seu tráfego pago e vender todos os dias.

Para deixar esse artigo mais completo para sua estratégia, veja agora algumas dicas que separei que vão te ajudar a se tornar um especialista em tráfego pago.

1. Conhecer bem a sua persona

Uma das coisas que você precisa conhecer muito bem é a sua persona, assim você pode falar diretamente com seu público-alvo exatamente o que ele quer saber.

Você será muito mais assertivo quando for criar e publicar seus anúncios e conteúdos.

Conhecer bem a sua persona significa saber:

  • Profissão;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Preferências;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Quais são as redes sociais que ela está presente;
  • Qual é a sua maior dor;
  • Quais os seus maiores desejos.

2. Criar títulos persuasivos e que chamem à atenção

Quando você for criar seus anúncios, lembre-se de criar títulos que chamem a atenção e gerem um desejo muito forte no público que deseja atingir.

Use as estratégias de gatilhos mentais nos títulos dos seus anúncios.

Usando os gatilhos mentais você será capaz de gerar fortes emoções nas pessoas, podendo tirar proveito dessa estratégia para escrever textos persuasivos, de acordo com o objetivo do seu anúncio.

3. Nunca minta ou invente algum benefício que seu produto não entrega

Se você tentar trilhar esse caminho, achando que nunca será descoberto, lamento te dizer, mas você não vai muito longe.

Você estará dando um tiro no pé e ainda aumentará a taxa de rejeição do seu site, criando uma reputação muito negativa e difícil de reverter.

Sempre procure dizer a verdade e caso não saiba de alguma dúvida do seu público, diga a verdade e que irá procurar a informação correta.

4. Use a lista de Lookalike

Se você não sabe o que significa Lookalike, eu te explico.

Lookalike no marketing digital quer dizer público semelhante.

Isso quer dizer que você pode criar um público parecido com o seu para tentar aumentar ainda mais suas vendas.

Criar uma lista de clientes lookalike é uma forma muito eficiente de criar anúncios que vendem.

5. Seja muito claro sobre qual ação você deseja que o usuário realize

Para fazer tráfego pago e ter ótimos resultados, é preciso ter em mente a ação que você espera que o usuário realize em seus anúncios.

Dessa forma, a pessoa impactada por eles vai se sentir menos perdida ao decidir se deve ou não ir para as suas páginas e se elas podem ter respostas para o que procuram.

Conclusão

Chegando até aqui você já sabe o que é tráfego pago, como funciona e como tornar seus anúncios mais chamativos.

Já sabe como fazer anúncios que vendem de verdade e também descobriu a importância de conhecer muito bem a sua persona.

Trabalhar com tráfego pago é uma indispensável para acelerar o crescimento do seu negócio online e é muito importante sempre se manter atualizado sobre o assunto.

Então estude bastante sobre o assunto para não torrar seu rico dinheiro e perder a chance de transformar sua vida trabalhando na internet.

Espero que tenha gostado desse artigo e peço de coração que se você tiver ficado com alguma dúvida pode deixar sua dúvida logo aqui abaixo nos comentários e assim que possível eu te respondo.

Forte abraço e fica com DEUS!
Eeeee Tchauuuuu!

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